Heróis e Heroínas Cuidam da Saúde Também

8 de novembro de 2022

Os meses de outubro e novembro são importantes quando se trata da discussão envolvendo a saúde das mulheres e dos homens. Nesta época, as campanhas contra os cânceres de mama e de próstata ganham visibilidade e mostram a importância de fazer exames preventivos anualmente.

Saiba como aproveitar este período para cuidar de sua saúde e daqueles que ama.

Outubro rosa

O câncer de mama é uma das doenças que mais acomete as mulheres em todo o mundo. Para se ter uma ideia, no Brasil, há a estimativa de quase 60.000 novos em 2019. A boa notícia é que, se diagnosticado precocemente, a probabilidade de cura é alta.

A prevenção é simples e segue três orientações:

  • Controle os fatores de risco para o desenvolvimento da doença, tais como problemas endocrinológicos, sobrepeso, ingestão de álcool, tabagismo, dentre outros;
  • Realização do autoexame (também chamado de autocuidado), ao menos uma vez por mês, tocando os seios com as pontas dos dedos em um movimento circular e no sentido das axilas para os mamilos;
  • Acompanhamento ginecológico e realização de mamografia anualmente a partir dos 40 anos.

As mulheres que possuem histórico da doença na família devem ter atenção redobrada para este assunto.

Novembro azul

Em novembro, é a vez dos homens serem o centro das atenções na área da saúde. Este é o mês em que a sociedade discute o combate ao câncer de próstata.

Esta doença é a segunda mais comum entre eles, dando sinais principalmente a partir dos 65 anos. Alguns de seus sintomas são:

  • Incontinência urinária;
  • Urina com sangue;
  • Dificuldade em urinar; e
  • Problemas para começar e terminar de urinar.

Há dados que apontam que o câncer de próstata tem boa parte dos seus diagnósticos tardios. Isso porque, além de ele ser uma doença que pode ser silenciosa, os homens ainda se sentem desconfortáveis em falar de seus sintomas e de buscar ajuda especializada, assim como de fazer o exame clínico de toque retal.

Esta demora dificulta a identificação de tumores e o seu tratamento adequado, fazendo com que a enfermidade seja a segunda maior causa de óbitos envolvendo o sexo masculino.

Nesse sentido, a ajuda das mulheres é imprescindível para que a campanha contra o câncer de próstata seja um sucesso. No dia a dia, converse com o seu companheiro, com seu pai e até com seus filhos sobre a importância de fazer a prevenção e o combate a esta doença.

De modo geral, eles precisam seguir algumas orientações:

  • Fazer exames preventivos a partir dos 40 anos de idade, como o de toque retal e a dosagem no sangue de PSA (antígeno prostático específico);
  • Realizar acompanhamento no mínimo anualmente com um urologista;
  • Atentar-se aos fatores de risco, como sobrepeso, por exemplo.

Assim como as mulheres, os homens também devem procurar um profissional especializado em caso de histórico familiar da doença.

A equipe do Dr. Cassius Martins está para pronta para atender a pacientes tanto do sexo masculino como do feminino em qualquer questão que envolva o trato gênito-urinário. Agende uma consulta hoje mesmo com os nossos profissionais de excelência em urologia!

Leia mais
Olá!

Gostaria de receber uma ligação?

//