Cirurgia de Hiperplasia Prostática Benigna
Nos casos dos pacientes com Hiperplasia Prostática Benigna (HPB), a realização de um procedimento cirúrgico depende mais dos sintomas que o paciente tem do que precisamente dos resultados dos exames. O tamanho da próstata pode influenciar no grau de obstrução miccional, porém não é o único fator que o altera. São necessários alguns exames para determinar a indicação de um procedimento cirúrgico.
O tratamento inicial da HPB é medicamentoso, com remédios via oral, porém mesmo com o uso desses medicamentos, a doença pode evoluir e ser necessário a realização de cirurgias.
Quando eu preciso de uma cirurgia?
Essas cirurgias podem ser endourológicas, ou seja, por dentro do canal da urina (RTU ou “raspagem” da próstata, cirurgia a Laser da Próstata, entre outras). Mas também pode existir a necessidade de se realizar cirurgias mais complexas, como até mesmo a Cirurgia Robótica da próstata, reservada para próstatas muito grandes (acima de 100 – 120g do órgão).
As cirurgias geralmente são rápidas e o paciente sai do hospital com 1 ou 2 dias de internação, sem a necessidade do uso de sondas e sem sentir dor.