Ureterolitotripsia rígida a laser
Para cálculos que impactam no caminho do rim para a bexiga e provocam a dor que todo mundo já ouviu falar, a principal cirurgia a ser realizada para retirá-los é essa com esse nome diferente aí em cima. Graças à tecnologia que temos atualmente, podemos realizar o procedimento com segurança, sem dor e com o mínimo risco de lesão de órgão ao redor, e principalmente do ureter.
Esse procedimento cirúrgico consiste em entrar com um aparelho bem fino pelo canal da urina (uretra) e seguir pelo ureter (caninho que liga o rim a bexiga) até encontrar a pedra que está impactada. O aparelho tem mais ou menos a espessura de um fio de carregador de celular, porém rígido e com uma câmera na ponta. Então, entra-se com esse aparelho pelo ureter que está o cálculo, e ao chegar próximo a ele, usa-se a fibra laser, que emite um laser de intensidade o suficiente para quebrar a pedra, e diversos pedaços.
Depois da fragmentação das pedras, usamos um aparelho se se chama Dormia Basket, que se parece com uma cestinha que abre e fecha, e captura a pedra, puxando-a com muito cuidado para fora do ureter.