Cirurgia do Câncer de Próstata
Os exames de rotina do homem a partir dos 45 anos devem ocorrer, no mínimo, uma vez ao ano, e essa é a recomendação mundial de acompanhamento masculino. Por isso existem as campanhas conhecidas como “Novembro Azul” que são campanhas mundiais para avaliação masculina.
Um dos principais motivos é o fato do câncer de próstata não apresentar sintomas, devendo ser incentivado a avaliação de pacientes que estejam ainda saudáveis.
Quando procurar atendimento?
Os pacientes que têm o diagnóstico de Câncer de Próstata têm uma chance muito maior de precisar passar por um procedimento cirúrgico. Com a evolução e a melhora das técnicas cirúrgicas, principalmente com o surgimento da Cirurgia Robótica, poucos pacientes não têm indicação de cirurgia caso apresentem o diagnóstico de câncer de próstata. Ficando muito bem após a cirurgia, mesmo em casos de pacientes com comorbidades pré-operatórias.
Mas, antes disso, é necessário a investigação do tipo de tumor, e como ele se comporta. Nós chamamos essa fase de estadiamento tumoral, em que diversos exames são realizados para evitar surpresas desagradáveis durante o procedimento cirúrgico. Essa fase é crucial antes da programação da cirurgia.