Cirurgia de Reversão de Vasectomia

A cirurgia de vasectomia é um método contraceptivo muito eficaz e simples de ser realizado. O procedimento, na maioria das vezes, se realiza em cerca de 30 minutos e o paciente vai para a casa, geralmente, no mesmo dia. Tem a vantagem de ter uma recuperação pós-operatória rápida e sem grandes dores ou alterações ao paciente, além de ser um procedimento, em teoria, definitivo. Trata-se de cortar e dar um nó com um fio no ducto deferente, obstruindo a passagem dos espermatozoides.

Para a realização da esterilização por vasectomia é preciso seguir as orientações da Lei Brasileira do Planejamento Familiar (9.263/96). O planejamento prevê como pré-requisitos, que o interessado no procedimento seja maior de 25 anos e com dois filhos vivos, além da assinatura do Termo de Consentimento com firma reconhecida em cartório e um tempo decorrido de 60 dias, a partir da data da firma reconhecida para se agendar a cirurgia.

Nesse período é necessário avaliação e orientações por uma equipe multidisciplinar sobre o procedimento cirúrgico em si e sobre a infertilidade decorrente do procedimento.

Porém, mesmo obedecendo todas as normativas da lei e tendo feito o acompanhamento multidisciplinar, existem alguns homens que desejam reaver sua fertilidade. Uma das perguntas que podem ocorrer é:

Entre em contato com o Dr. Cassius

Preencha o formulário abaixo que nós ligaremos o mais breve possível para o agendamento

“Doutor, eu fiz uma cirurgia de vasectomia há algum tempo e agora tenho desejo de ter mais um filho, é possível que isso aconteça de forma a não necessitar a realização de fertilização in vitro ou outros tipos de fecundação?”

A resposta é: sim, isso PODE ser possível, porém é necessário um tipo de cirurgia que é bem mais complexa que a realização da vasectomia a que você foi submetido. Porém existem algumas informações necessárias para a avaliação da realização do procedimento, vamos a elas:

Como funciona a cirurgia de reversão de vasectomia?

O procedimento cirúrgico da reversão é extremamente elaborado e delicado, muito diferente da cirurgia de vasectomia.

Para esse procedimento existe a necessidade de anestesia mais ampla, uso de equipamentos mais complexos, como microscópios e pinças delicadas ou até mesmo o uso da cirurgia robótica para melhor eficácia do procedimento. Além disso, a recanalização dos ductos deferentes que conduzem os espermatozoides para a uretra é realizada com o uso de fios mais finos que fios de cabelo. Por isso, o procedimento cirúrgico é muito mais demorado que o da realização de vasectomia.

Quem pode passar por esse tipo de procedimento?

Na realidade, todos os homens que fizeram vasectomia podem passar por esse tipo de procedimento, porém as taxas de sucesso variam a depender do tempo entre a realização da vasectomia e do procedimento de reversão. Quanto maior o tempo vasectomizado, menor a taxa de sucesso do procedimento de reversão:

  • Menos de 5 anos entre os procedimentos – taxa de sucesso de cerca de 80%;
  • Entre 5 e 10 anos – taxa de sucesso de cerca de 50%
  • Maior que 10 anos – taxa de sucesso por volta de 20 a 30%.
Quem pode passar por esse tipo de procedimento?

Essa taxa de sucesso depende muito das condições a que os ductos deferentes ficam submetidos após a realização da vasectomia. Com o tempo, uma certa fibrose se instala em todo o canal do deferente, podendo provocar obstruções em diferentes outros pontos do canal, e não somente na região onde foi realizada a secção e ligadura deferencial, tornando a obstrução mantida, mesmo com a recanalização.

Porém, somente o sucesso da cirurgia de reversão não é garantia da capacidade de engravidar de um casal. Antes de proceder com o procedimento cirúrgico, é necessária a avaliação da parceira e de sua fertilidade. Portanto, para a definição de realizar uma cirurgia complexa como essa, a comunicação entre o urologista do homem e o ginecologista da parceira é fundamental. Nos casos de mulheres em idade limítrofe (40 anos) ou fertilidade limítrofe, por vezes a realização de fertilização in vitro, com punção do testículo do homem para obtenção de espermatozoides, pode ser uma opção mais viável e eficaz.

Uma vez que a decisão de realizar o procedimento já foi tomada, segue-se com a realização de exames laboratoriais pré-operatórios, bem como perfil hormonal do paciente, para a avaliação de viabilidade da possível fertilidade. O urologista com experiência em microcirurgia e em cirurgia robótica tem a capacidade para a realização do procedimento.

Como é realizada a cirurgia?

Como é realizada a cirurgia?

A teoria da cirurgia é bem simples! Deve-se proceder com a ressecção das pontas dos deferentes que haviam sido ligados e reconectar as 2 extremidades dos “caninhos” que conduzem os espermatozoides. A dificuldade reside em realizar o procedimento cirúrgico em dois “caninhos” mais finos do que a espessura de um fio de carregador de celular, mantendo desobstruído o seu interior que tem um diâmetro de cerca de 1 milímetro. Para isso usamos fios mais finos que cabelos humanos e fazermos pontos (no mínimo 6) ao redor do “caninhos”, para juntar suas extremidades, e é por isso que precisa do uso de microscópio ou do robô para sucesso da cirurgia.

Para se acessar os ductos deferentes, realizam-se incisões de cerca de 2 cm nas regiões de cada lado da bolsa escrotal e se expõe os cotos dos deferentes, para realizar a anastomose (recanalização).

O pós-operatório é um pouco mais delicado que o da vasectomia, com necessidade de restrição de esforço físico e de movimentação até a cicatrização dos deferentes, que ocorre após cerca de 15 a 30 dias, a depender de cada caso.

Para saber a eficácia da reversão da vasectomia, em 60 dias realiza-se um exame de espermograma, que caso tenha sucesso, conterá espermatozoides em seu conteúdo.

Se tem o desejo de realizar esse tipo de procedimento, procure o seu urologista!

Gostaria de agendar uma avaliação ou marcar uma Consulta ?

Conheça o Dr. Cassius CRM/SP: 134.106 | RQE: 64.759

Dr. Cassius

Conheça o Dr. Cassius CRM/SP: 134.106 | RQE: 64.759

O Doutor Cassius Martins formou-se em Medicina pela Faculdade de Medicina da USP de Ribeirão Preto, em 2008. No ano de 2009 serviu a Marinha do Brasil, trabalhando como Tenente-médico em missões de Assistência Médica a comunidades ribeirinhas do Norte do país, na região amazônica.

Especializado em Cirurgia Geral pelo Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto – USP e em Urologia no Hospital Santa Marcelina de São Paulo, realizou Pós-Graduação em Cirurgia Robótica em Urologia pelo Hospital Alemão Oswaldo Cruz, em São Paulo.

Dr. Robson Laranja Dr. Robson Laranja Dr. Robson Laranja Dr. Robson Laranja Dr. Robson Laranja Dr. Robson Laranja Dr. Robson Laranja Dr. Robson Laranja

Principais Especialidades

Entenda mais sobre as principais doenças urológicas, assim como as causas, os tratamentos e muita informação sobre as principais especialidades atendidas pelo Dr. Cassius Martins.

Instituto Brasileiro de Bexiga e Próstata

O IBBEP conta com uma estrutura ampla e confortável com corpo clínico capacitado e excelente infraestrutura.

IBBEP

R. Nélio Guimarães, 997, Cep 14025-290, Alto da Boa Vista, Ribeirão Preto, São Paulo

Temos estacionamento com vallet no prédio!

Vitaflex Consultórios

R. Nélio Guimarães, 997, Cep 14025-290, Alto da Boa Vista, Ribeirão Preto, São Paulo

Temos estacionamento com vallet no prédio!

Atendimento Ágil e Humanizado

Estrutura Moderna e Diferenciada

Follow Up Pós-Cirúrgico

Assistência de Alta Qualidade

Olá!

Gostaria de receber uma ligação?

//