Cirurgia de Reversão de Vasectomia
A cirurgia de vasectomia é um método contraceptivo muito eficaz e simples de ser realizado. O procedimento, na maioria das vezes, se realiza em cerca de 30 minutos e o paciente vai para a casa, geralmente, no mesmo dia. Tem a vantagem de ter uma recuperação pós-operatória rápida e sem grandes dores ou alterações ao paciente, além de ser um procedimento, em teoria, definitivo. Trata-se de cortar e dar um nó com um fio no ducto deferente, obstruindo a passagem dos espermatozoides.
Para a realização da esterilização por vasectomia é preciso seguir as orientações da Lei Brasileira do Planejamento Familiar (9.263/96). O planejamento prevê como pré-requisitos, que o interessado no procedimento seja maior de 25 anos e com dois filhos vivos, além da assinatura do Termo de Consentimento com firma reconhecida em cartório e um tempo decorrido de 60 dias, a partir da data da firma reconhecida para se agendar a cirurgia.
Nesse período é necessário avaliação e orientações por uma equipe multidisciplinar sobre o procedimento cirúrgico em si e sobre a infertilidade decorrente do procedimento.
Porém, mesmo obedecendo todas as normativas da lei e tendo feito o acompanhamento multidisciplinar, existem alguns homens que desejam reaver sua fertilidade. Uma das perguntas que podem ocorrer é: