Cálculos Renais
Com certeza você conhece alguém que já disse: “Nossa, tive uma pedra no rim, que dor insuportável!” Às vezes, foi até você mesmo essa pessoa.
O que precisamos saber é que esse tipo de sintoma é muito comum na população do mundo todo. E logo na primeira vez que alguém sente uma dor como essa, a primeira coisa que vem na mente é: “Meu Deus, será que tenho pedras nos rins?” A resposta é: Sim, pode ser, mas essa não é nem a única nem a mais comum causa de dores lombares (ou nas costas). Existem algumas informações importantes antes de admitir que esse martírio é por conta de pedras nas vias urinárias que devem ser compreendidas, entre elas estão:
- Nem toda dor nas costas são cólicas renais, na verdade, na maioria das vezes são dores da coluna lombar, musculares e relacionadas a posicionamento, esforço físico ou o velho conhecido “mal jeito”
- Algo interessante de se dizer é: quando as pedras estão no RIM, na grande maioria das vezes elas NÃO DOEM! Como? Acontece que a dor aparece quando a pedra está descendo dos rins para a bexiga pelo ureter (que é um “caninho” fino, que sai do rim e desemboca na bexiga). Quando a pedra vai descendo, ela vai distendendo o ureter (processo chamado de hidronefrose aguda) e é isso que provoca aquela dor forte que as pessoas podem ter, conhecida como cólica renal!