Câncer de Próstata

A próstata é um órgão exclusivamente masculino que serve, basicamente, para duas coisas: produzir o líquido que “alimenta” os espermatozoides no trajeto até a fecundar o óvulo na mulher, além de produzir uma substância que liquefaz o sêmen, conhecida também pelo nome de PSA, que acaba sendo despejado no sangue em pequenas quantidades.

Com o envelhecimento, podem ocorrer diversas doenças prostáticas, porém as mais conhecidas e temidas são duas delas: o Câncer de Próstata e a Hiperplasia Prostática Benigna (HPB). Doenças completamente diferentes entre si, tanto na forma de apresentação (sintomas) quanto no tratamento após a descoberta da doença.

O Câncer de Próstata é uma doença maligna, e o tratamento varia de acordo com alguns critérios:

  • Agressividade do tumor;
  • Tempo de doença;
  • Presença ou não de metástases para outros órgãos ou regiões do corpo;
  • Possibilidade de o tumor estar saindo dos limites da próstata;
  • Condições clínicas do paciente no momento do diagnóstico.

Entre em contato com o Dr. Cassius

Preencha o formulário abaixo que nós ligaremos o mais breve possível para o agendamento

Tratamento

Tratamento

O tratamento pode abranger cirurgia, radioterapia, quimioterapia, hormonioterapia e terapias alvos, sendo escolhidas conforme a evolução e a gravidade da doença, podendo, inclusive, ocorrer a realização de terapia combinadas, como a cirurgia mais radioterapia.

O Câncer de Próstata geralmente não provoca NENHUM SINTOMA. Nenhum sintoma mesmo, as primeiras palavras de um paciente que recebe a notícia que está com Câncer de Próstata geralmente são: “Mas Doutor, eu não sinto nada!”

O fato de não sentir nada é até bom, porque indica que o câncer, provavelmente, é inicial e as chances de cura são muito maiores quando descobrimos no começo. E é por esse motivo que é necessário e recomendado a consulta anual de rotina na urologia, principalmente nos pacientes a partir dos 45 anos, realizando, no mínimo, o exame de PSA e o exame de toque retal para avaliação da próstata.

Quando procurar atendimento?

Quando procurar atendimento?

Os exames de rotina do homem a partir dos 45 anos devem ocorrer, no mínimo, uma vez ao ano, e essa é a recomendação mundial de acompanhamento masculino. Por isso existem as campanhas conhecidas como “Novembro Azul” que são campanhas mundiais para avaliação masculina.

Um dos principais motivos é o fato do câncer de próstata não apresentar sintomas, devendo ser incentivado a avaliação de pacientes que estejam ainda saudáveis. Outro motivo seria a demora para reconhecer os sintomas de hiperplasia prostática, como já dito, devido à lentidão com que vão se apresentando e piorando, podendo se fazer o diagnóstico de Hiperplasia da Próstata durante a avaliação de rotina.

Quando procurar atendimento?

A grande maioria dos pacientes se pergunta: “por que fazer os exames se não sinto nada?” A resposta é bem simples: porque quanto antes se descobrir o câncer, mais fácil é a cura, além de se poder apresentar menos complicações pós-operatórias, como:

  • Impotência sexual;
  • Incontinência urinária (que é a perda da urina, molhando as roupas);
  • Menor possibilidade de apresentar dificuldade para urinar (esforço para urinar, jato fraco) após o procedimento cirúrgico;
  • Necessidade de tratamentos complementares (como Radioterapia e/ou Quimioterapia).

Outra dúvida que pode acontecer é: “Doutor, eu estou com câncer de próstata, mas sempre fiz meus exames, tanto PSA como toque, anualmente, e mesmo assim não me preveni de ter a doença?”

Infelizmente, a realização de exames e acompanhamento para avaliar a possibilidade de se ter um câncer de próstata NÃO PREVINEM de se ter a doença, mas sim, POSSIBILITAM O DIAGNÓSTICO PRECOCE (enquanto o câncer ainda está na fase inicial) aumentando as chances de cura.

Quando procurar atendimento?

A prevenção de se ter um câncer de próstata é possuir hábitos saudáveis, como: alimentação balanceada, não fumar e não beber, praticar exercícios físicos, etc. Porém, mesmo com esse estilo de vida, ainda existe a possibilidade de se apresentar a doença.

Caso você esteja apresentando um dos sintomas descritos acima ou deseje realizar o acompanhamento anual urológico, procure seu Urologista para uma avaliação.

QUANTO MAIS PRECOCE O DIAGNÓSTICO, MELHOR O RESULTADO DO TRATAMENTO!

Gostaria de agendar uma avaliação ou marcar uma Consulta ?

Conheça o Dr. Cassius CRM/SP: 134.106 | RQE: 64.759

Dr. Cassius

Conheça o Dr. Cassius CRM/SP: 134.106 | RQE: 64.759

O Doutor Cassius Martins formou-se em Medicina pela Faculdade de Medicina da USP de Ribeirão Preto, em 2008. No ano de 2009 serviu a Marinha do Brasil, trabalhando como Tenente-médico em missões de Assistência Médica a comunidades ribeirinhas do Norte do país, na região amazônica.

Especializado em Cirurgia Geral pelo Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto – USP e em Urologia no Hospital Santa Marcelina de São Paulo, realizou Pós-Graduação em Cirurgia Robótica em Urologia pelo Hospital Alemão Oswaldo Cruz, em São Paulo.

Dr. Robson Laranja Dr. Robson Laranja Dr. Robson Laranja Dr. Robson Laranja Dr. Robson Laranja Dr. Robson Laranja Dr. Robson Laranja Dr. Robson Laranja

Principais Especialidades

Entenda mais sobre as principais doenças urológicas, assim como as causas, os tratamentos e muita informação sobre as principais especialidades atendidas pelo Dr. Cassius Martins.

Instituto Brasileiro de Bexiga e Próstata

O IBBEP conta com uma estrutura ampla e confortável com corpo clínico capacitado e excelente infraestrutura.

IBBEP

R. Nélio Guimarães, 997, Cep 14025-290, Alto da Boa Vista, Ribeirão Preto, São Paulo

Temos estacionamento com vallet no prédio!

Vitaflex Consultórios

R. Nélio Guimarães, 997, Cep 14025-290, Alto da Boa Vista, Ribeirão Preto, São Paulo

Temos estacionamento com vallet no prédio!

Atendimento Ágil e Humanizado

Estrutura Moderna e Diferenciada

Follow Up Pós-Cirúrgico

Assistência de Alta Qualidade

Olá!

Gostaria de receber uma ligação?

//